Voluntários em rede: sucesso em 2018, programa interno da Cyrela é ampliado para as 3 regionais

Voluntários em rede: sucesso em 2018, programa interno da Cyrela é ampliado para as 3 regionais

O Voluntários em Rede você já conhece. Esta ação teve início em 2018, e consiste em uma iniciativa do IC que oferece aos colaboradores da Cyrela a oportunidade de apresentar um projeto de uma organização social para receber um aporte financeiro.

No primeiro ano do Voluntários em Rede, foram inscritos 11 projetos das regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Jundiaí e Santos e também das cidades de Bauru e Taubaté. Após as três fases de avaliação, o projeto Reforma e Manutenção do Telhado do Abrigo das Crianças da Casa da Criança Gente Feliz – Associação a Tenda de Cristo, indicado pela voluntária Jaqueline Gomes, do Controle Financeiro, foi agraciado com R$ 20 mil.

Confira a seguir o antes e depois do apoio financeiro à instituição A Tenda de Cristo. Entidade sem fins lucrativos, a missão da organização é abrigar e prestar atendimento integral a crianças e adolescentes portadores do HIV/AIDS e/ou que se encontrem em situação de abandono, de risco pessoal, social e psicológico. 

Relembre como foi 2018, nos depoimentos a seguir:

“O voluntariado iniciou na minha vida quando a minha irmã teve um problema de saúde. Fui em busca de alguma atividade que pudesse mostrar para ela que outras pessoas também passavam por o que ela estava passando, e que existem pessoas que querem ajudar o próximo. Nesta busca, conheci algumas ONGs que faziam entrega de presentes em comunidades em datas especificas como Páscoa, dia das crianças e Natal.

Quando comecei a trabalhar na Cyrela, recebi um convite para participar do programa Voluntários em Rede 2018. Logo pensei: “Vou cadastrar uma das ONGs que já participei”!Para fazer a inscrição, fui até a ONG Tenda de Cristo – Casa da criança

Gente Feliz, e levei o meu irmão que nunca tinha feito trabalho voluntário. Ele me ajudou a captar as imagens e a editar um vídeo para a divulgação e se surpreendeu com o amor das crianças órfãs.

A mobilização para a divulgação me surpreendeu muito, pois quando os outros colaboradores assistiam ao vídeo que fizemos, queriam saber mais sobre a ONG e como poderiam ajudar posteriormente. E, é claro, queriam votar para que a reforma do teto do orfanato fosse feita e mudasse a realidade daquelas crianças.

Ao final da divulgação, meus colegas de trabalho e eu nos reunimos para ver o e-mail com o resultado das votações. Para minha surpresa, a ONG que cadastrei tinha ganhado em primeiro lugar! A alegria não foi só minha, mas de todos eles! Participar do Voluntários em Rede foi uma experiência incrível e me fez ver que posso tanto ajudar o próximo fora do meu ambiente de trabalho, quanto dentro também.

Jaqueline Siqueira, Voluntária Cyrela

ANTES DA REFORMA

“No ano de 2018, fomos contemplados com um recurso advindo de projeto apresentado para reforma do telhado. Nossa sede já está nesse local há 21 anos e sempre necessita de manutenção em sua estrutura. É um espaço bem amplo, arejado e iluminado. A cobertura da sala de estar/TV e corredores dos dormitórios masculinos e berçário é de policarbonato, que com o tempo de uso, acaba por ser perfurado. Como consequência, causa vazamentos internos, que de fato alagavam esta parte importante da casa, causando muitos problemas para as crianças e adolescentes que aqui vivem.

O projeto apoiado pela Cyrela trouxe para todas essas crianças e adolescentes um espaço muito mais seguro e acolhedor, sem a preocupação de escoar a água da chuva que anteriormente inundava a casa e colocava em risco aqueles que transitavam pelo local, além de grande distúrbio e insegurança.

Esse apoio representou realmente a cobertura que faltava no nosso lar repleto de amor e carinho e trouxe muito mais qualidade e dignidade à vida de nossas crianças! O espaço ficou lindo e muito cheio de luminosidade. Gratidão imensa e eterna a todos os envolvidos nessa ação de generosidade e solidariedade!

Saudação.”

Eluiza Aparecida Mecunhe, Presidente da Associação A Tenda de Cristo

DEPOIS DA REFORMA

Resultados de 2019

Em 2019, a participação foi ampliada para as três regionais da Cyrela. No total foram 13 projetos inscritos e, após a votação, que contou 552 participações de colaboradores da Cyrela, foram agraciados 3 projetos com o montante de R$ 20 mil cada.

Confira a seguir os detalhes de cada projeto:

Organização vencedora no Rio Grande do Sul: Casa Marta e Maria

resultado voluntários em rede 2019

  • Projeto: Aquisição de equipamentos de informática.
  • Local: Humaita, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Indicação: Gabriel Voelcker – DTAS
  • Beneficiários: 95 crianças e mulheres de 6 a 60 anos

Objetivo: aquisição de equipamentos e realização de oficinas de informática para aumentar o impacto do projeto de reinserção social local. A oficina também contribuirá para divulgar ainda mais o trabalho junto à comunidade no sentido de prevenção de uso de drogas e abuso de álcool.

Sobre a organização: fundada em 1995, a Casa Marta e Maria acolhe jovens e mulheres de 18 a 59 anos que lutam contra a dependência química. Após a desintoxicação, as acolhidas recebem acompanhamento médico e psicológico, e participam de aulas de culinária, artesanato, atividades físicas e oficinas de filosofia. O projeto visa ampliar o atendimento por meio de aulas de informática, para assim despertar o desenvolvimento de habilidades de comunicação e possibilitar que elas se reinsiram em sociedade de forma mais efetiva.

A Casa Marta e Maria também atendemos crianças e adolescentes 0 a 18 anos no Projeto Teia, destinado à prevenção ao uso de drogas, sendo a maioria dos beneficiados filho de usuário de drogas e inserido em situação de risco e vulnerabilidade social.

Premiação do Voluntários em Rede em Porto Alegre (RS)

Organização vencedora em São Paulo: Associação Base Colaborativa

Organização vencedora em São Paulo: Associação Base Colaborativa
  • Projeto: reforma de casas de família com crianças em situação de risco
  • Local: Jardim Paulista, São Paulo- SP
  • Indicação: Alex Gonçalves – Obra Near Pacaembu
  • Beneficiários: Uma família

Objetivo: O projeto Re-juntar, um dos projetos desenvolvidos pela entidade Base Colaborativa, reforma casas de famílias que possuam criança(s) ou adolescente(s) em situação de risco. A reforma irá beneficiar uma avó que pede a guarda da neta de 2 anos, que foi abandonada pela mãe, dependente química, aos 4 meses. A reforma, portanto, tem por fim viabilizar o retorno desta menor ao seio familiar.

Sobre a organização: a Associação Base Colaborativa é uma associação sem fins lucrativos que conecta pessoas, organizações e sociedade com a verdadeira revolução da inovação social. Criamos espaços generativos que permitem às pessoas serem sua melhor versão e descobrirem o seu jeito único de se tornarem agentes de transformação. Por trás das múltiplas causas e visões de mundo, temos uma intencionalidade compartilhada que se potencializa por meio do nosso trabalho em rede. Na prática, temos projetos sociais e um braço de educação que desenvolve líderes para enfrentar os grandes desafios da humanidade. Acreditamos que juntos somos mais fortes e é nesse lugar que nos encontramos.

Premiação do Voluntários em Rede em São Paulo (SP)

Organização vencedora no Rio de Janeiro: Associação Semente da Vida da Cidade de Deus – ASVI

resultado voluntários em rede 2019

  • Projeto: Compra de material pedagógico e contratação de consultor
  • Local: Cidade de Deus – Jacarepaguá, no Rio de Janeiro
  • Indicação: Jéssica Ramos – Controladoria
  • Beneficiários: 130 pessoas de 7 a 15 anos

Objetivo: ampliar e qualificar o atendimento para as crianças e jovens que precisam de educação, apoio, esperança e até mesmo alimentação.

Sobre a organização: fundada em 2002,  a Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (ASVI) é uma associação civil de direito privado, educacional e sem fins lucrativos. Em seus 15 anos de funcionamento, a associação contribui para o desenvolvimento da Cidade de Deus, realizando atividades no campo da educação, cultura e lazer, obtendo sua sustentabilidade por meio de trabalho voluntário e de parcerias com instituições públicas e entidades não governamentais.

Premiação do Voluntários em Rede no Rio de Janeiro (RJ)

A todos que participaram indicando instituições e projetos, o nosso muito obrigado!