RenovAção: confira as reformas realizadas pelas organizações vencedoras de 2018 e a instituição premiada em 2019

Sabemos que as instituições sociais possuem recursos escassos e que muitas vezes os desafios do dia a dia acabam comprometendo toda a verba disponível. Por isso, o Instituto Cyrela deu vida ao Programa RenovAção. O objetivo deste edital é transformar espaços de instituições que realizam um relevante trabalho social. Em 2018 foram dois projetos atendidos, que trouxeram qualidade de vida e novas possibilidades a muitas crianças e adolescentes: AME Amoroso e Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM). Em 2019, com a conclusão das reformas, o Instituto Cyrela teve a oportunidade de voltar aos locais para inauguração dos espaços revitalizados.

Confira a seguir o antes e depois destes projetos: 

AME Amoroso

Fundada em 1973 por um grupo de educadores da região do Jabaquara, na cidade de São Paulo, a Ame Amoroso atua com projetos sociais educativos. Tem a missão de proporcionar um espaço de cidadania vinculado a um projeto educativo. Com o Programa RenovAção foi possível construir uma rampa de acesso para as crianças e reformar um galpão para atividades artísticas. Arlete Lopez, voluntária e presidente da AME Amoroso, explica que o espaço reformado foi construído na primeira década da instituição.

“Na década de 70 o espaço foi desenvolvido para profissionalização. Com o tempo, pela falta de investimentos em cursos profissionalizantes, o espaço foi ficando sem utilização, apenas como depósito de objetos”, relembra Arlete. A presidente conta ainda que há tempos existia a intenção de reformar o local e destiná-lo para as artes, uma vez que este, em sua visão, “é o caminho para a educação”. “A arte faz muito esse papel, de educar, de assistir. Devemos rir, descontrair, tornar a vida mais leve. A arte propicia essa humanidade nas nossas ações”, completa a presidente.  Com a reforma, o espaço tem recebido atividades artísticas, incluindo atividades circenses destinadas às crianças na faixa etária dos 6 e 14 anos.

O local contou também com a construção de uma rampa, onde antes havia uma escada que tornava perigoso o acesso das crianças. A inauguração da obra contou com a presença de Rafael Marques Alves, do Instituto Cyrela. “Ficou superbonita a rampa, e tem nos trazido muitas alegrias. Diretamente são beneficiadas com as obras 400 crianças e adolescentes, mas incluindo a participação de familiares, em torno de 600 pessoas, em rodízio ao longo dos dias”, relata Arlete.

Vale destacar que a AME Amoroso é uma associação filantrópica que tem compromisso com a educação e com a assistência. “A arte é um caminho maravilhoso para a gente poder educar e assistir. Favorece a atividade e o vínculo, o que é muito importante. Temos todo o tipo de população precisando de um olhar carinhoso, alegre, digno. E hoje podemos oferecer um ambiente mais digno e alegre, para as crianças, adolescentes, famílias e idosos”, considera Arlete.

CIAM

Fundado em 1959, o Centro Israelita de Apoio Multidisciplinar (CIAM) é uma associação beneficente, sem fins lucrativos, que tem como missão prestar assistência à pessoa com deficiência intelectual e seus familiares. Por meio do RenovAção foi feito o restauro e a cobertura da quadra utilizada para atividades esportivas, jogos, desenvolvimento motor, brincadeiras e eventos para a família. Adriana Ghilardi Cavini, gerente administrativa-financeira, relata que desde o momento da inscrição o projeto teve grande importância.

“A revitalização e cobertura da nossa quadra era algo que o CIAM já pretendia há bastante tempo. Porém, como sempre priorizamos o direcionamento dos recursos para as crianças, acaba ficando para um segundo plano. Mas nós sempre pensamos em utilizar mais e melhor a quadra”, esclarece. Adriana afirma que com a contemplação no Programa RenovAção que propiciou a cobertura da quadra, as crianças estão podendo aproveitar ainda mais o local, independente das condições climáticas.

Além das atividades desenvolvidas, como educação física e música, as próprias comemorações do CIAM passaram a ser feitas com maior segurança no local. “Hoje nos traz muita satisfação e alegria ver o quanto esse projeto beneficiou as atividades voltadas para essas crianças. Esse projeto nos deu a oportunidade de colocar em prática algo que era muito desejado, mas nós não tínhamos condições”, afirma Adriana.

A gerente administrativa-financeira conta que todos os meses são atendidas 250 famílias. “Quando tem eventos, os familiares dessas crianças também acabam utilizando esse espaço. Agora no final do ano teremos a festinha de encerramento, a formatura das crianças, que vai ser realizada dia 12 de dezembro na quadra”, destaca.

Renovação 2019

Em 2019, o Instituto Cyrela abriu um novo edital do RenovAção. Esta edição teve como foco uma instituição social localizada no município de São Paulo (SP), com foco no atendimento de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos.

No total, 38 organizações sociais se inscreveram e, após ampla análise dos projetos, em parceira com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o Instituto Criança Cidadã foi escolhido pela Banca Final para receber o prêmio de até R$100 mil. O projeto consiste na transformação do Circo Escola Águia de Haia e terá sua implementação em 2020.

Inaugurado em 1991, o Instituto Criança Cidadã já atendeu desde a fundação 30 mil pessoas de forma direta e outras 100 mil indiretamente. O Circo Escola Águia de Haia, que será contemplado com a premiação do Instituto Cyrela, realiza trabalhos diários com 500 crianças de 7 a 14 anos. Ao longo de cada ano, 3 mil pessoas são beneficiadas indiretamente. O projeto promove guarda e proteção, socialização, segurança e aprendizado.

O prêmio permitirá, entre outras melhorias, a troca da lona do circo, que tem validade de 5 anos, mas já está nas instalações há 10 anos e apresenta furos. Também será possível renovar as condições de segurança e ampliar o número de atendidos e de espetáculos, preservando assim a tradição do circo no Brasil.

Em 2020 traremos o resultado desta obra e o que conseguimos proporcionar ao Instituto Criança Cidadã e seus participantes.

Relembre alguns dos projetos que já tivemos o orgulho em financiar pelo Instituto Cyrela:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=1&v=70NCguwFYPA&feature=emb_logo