RenovAção 2019: Instituto Criança Cidadã conclui reforma do Circo Escola Águia de Haia

Em 2019, o Instituto Cyrela realizou mais uma edição do RenovAção. O objetivo deste edital do IC é transformar espaços de instituições que realizam um relevante trabalho social. No total, 38 organizações sociais se inscreveram e, após ampla análise dos projetos – realizada em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) – o Instituto Criança Cidadã foi escolhido para receber o prêmio de até R$100 mil.

Confira nesta matéria a transformação realizada no Circo Escola Águia de Haia.

Arte que Constrói Vidas

Intitulado “Arte que Constrói Vidas“, o projeto inscrito pelo Instituto Criança Cidadã consistiu na adequação do picadeiro do Circo Escola Águia de Haia. Para isso, foi realizada a reforma do piso do circo, refeita a parte elétrica, pintura e a substituição da lona circense. Com a conclusão da reforma, o espaço ficou maior e ainda mais seguro. O circo ganhou também mais uma área de recreação para as crianças, e uma cobertura de acesso ao local feita de policarbonato.

“Esta foi a primeira vez que participamos de um edital do Instituto Cyrela e ficamos muito surpresos e felizes em ter sido contemplados”, revela Maria Márcia Novoa Salgueiro, Diretora Educacional do Circo Escola Águia de Haia. O espaço é uma das seis unidades atendidas pelo Instituto Criança Cidadã, na área de arte educação.

Com mais de 30 anos de existência, o Circo Escola Águia de Haia é um espaço referência para várias ações dentro da comunidade localizada na zona leste de São Paulo. “O circo tem essa coisa de aglutinar, é um espaço onde fazemos festas, apresentações das crianças e diversas ações sociais”, comenta Maria Márcia.

Em função da pandemia, ainda não foi possível realizar a inauguração formal do novo espaço, mas o local já está sendo utilizado para as ações de doação de cestas básicas às famílias em situação de vulnerabilidade social. O espaço também foi sede da campanha de vacinação contra a gripe. Antes da pandemia, o circo atendia diariamente cerca de 500 crianças e mais de 400 famílias. Ao longo de cada ano, são 3 mil pessoas beneficiadas pela organização.

Círculo do bem: o destino da antiga lona

Além de todo o benefício gerado à comunidade, um retorno extra surpreendeu e emocionou a todos. “Apesar da nossa antiga lona estar com vários furos e já estar desgastada, esse prêmio acabou reverberando. O que não servia mais para a gente, pôde ser útil a uma família circense do interior do Nordeste, que tinha uma lona muito furada e que não possibilitava que eles fizessem apresentações em cidades maiores”, conta Maria Márcia.

Tudo aconteceu por intermédio da figurinista Fátima, que atende o Circo Escola Águia de Haia, e perguntou à diretora educacional do Circo Escola Águia de Haia o que seria feito com a antiga lona. “O pessoal de circo tem muito essa coisa de se ajudar, então ela comentou que tinha uma família e perguntou se poderia enviar a antiga lona para eles. Isso permitiu que eles pudessem contratar mais famílias de circo e melhorar as apresentações no interior do Nordeste”, pontua Maria Márcia.

Confira a seguir as fotos do Circo Escola Águia de Haia, após a completa reforma:

RESULTADO EDITAL RENOVACAO REFORMA CIRCO AGUIA DE HAIA

Em 2020, o RenovAção teve uma edição especial, destinada a minimizar os impactos da pandemia. No total, 62 organizações sociais inscreveram 78 projetos e destes foram selecionados 6 projetos vencedores, com dois focos de atuação: atuar na sustentabilidade da organização e/ou em ações de combate ao Covid-19. Relembre os selecionados de 2020, que receberam até 35 mil reais cada.

Veja também:

Edital Lado a Lado do Instituto Cyrela premiará até 18 instituições sociais com foco na sustentabilidade das operações em função da pandemia. Saiba como participar!