Tocando Juntos por Heliópolis



Nome da organização

Instituto Baccarelli

São Paulo (SP) | São Paulo | Heliópolis

Objetivo da ação:

A COVID-19 trouxe uma crise de enormes proporções para todo o planeta. O isolamento social está gerando diversos impactos para cidadãos de todo o mundo, mas gera impactos ainda mais drásticos para as populações das periferias.
O Instituto Baccarelli, localizado em Heliópolis, uma das maiores favelas de São Paulo e do Brasil, neste momento volta sua atuação para apoiar as necessidades emergenciais da comunidade. Aglomeração de pessoas, recursos sanitários precários e baixa renda tornam a pandemia ainda mais ameaçadora nessas regiões.
Há 23 anos, o maestro Silvio Baccarelli criou um projeto social para ajudar Heliópolis após um grande incêndio. E, seguindo seu exemplo, hoje, estamos focando nossos esforços para tentar diminuir os efeitos da pandemia.
Estamos trabalhando para fazer chegar doações de alimentos e produtos de primeira necessidade à população da região. A sede do instituto está funcionando como um centro de recebimento e distribuição de doações. Além disso, também estamos buscando o apoio de empresas e doadores para levar diferentes tipos de ajuda às famílias. ​
Nossa sociedade está passando por uma profunda transformação, e só conseguiremos superar as dificuldades que ela está trazendo se agirmos juntos.

Justificativa da ação:

Atualmente vivemos um período de isolamento social no Brasil e no mundo. Heliópolis, comunidade de São Paulo que conta com mais de 120 mil habitantes, também parou e isso acabou afetando os pequenos comerciantes e os autônomos que moram e tiram seu sustento das atividades realizadas na comunidade. Além disso, muitas pessoas que moram mas não trabalham na comunidade, acabaram perdendo seus empregos inesperadamente ou tiveram seus salários cortados/reduzidos. Toda essa situação acaba gerando falta de produtos de necessidade primária para pessoas da comunidade. Um levantamento divulgado no dia 31 de março pelo projeto Observatório De Olho Na Quebrada aponta que 68% dos moradores de Heliópolis já tiveram perdas no rendimento mensal após o início da crise do coronavírus, enquanto 19% já não contam com nenhuma forma de renda.

A ajuda pedida fará com que algumas famílias de Heliópolis não passem fome.


Público-alvo da ação:

Moradores de Heliópolis que vivem em situação de vulnerabilidade social

Tipo de Ação

Doação a uma causa emergencial

Data limite

31/12/2020

Responsável pela indicação

Organização social

Email do Responsável

ri@institutobaccarelli.org.br