Aos pés do Santa Marta

Atitude Social
Objetivo da ação:
Objetivo Geral: Propiciar o conhecimento musical aos jovens a fim de reconhecer suas potencialidades e despertar o interesse pela música, substituindo práticas consequentes dos problemas sociais criando uma alternativa de ocupação saudável.
Objetivos específicos:
- Possibilitar o acesso à cultura, tornando possível a população de baixa renda, o acesso a eventos artístico-culturais.
- Contribuir para o processo cultural, tendo em vista uma maior e mais democrática circulação da informação, que dificilmente chegaria a comunidades de baixa renda.
- Desenvolver a autoestima, a integração da sociedade e consequentemente a paz.
- Oferecer aos moradores um local de leitura, educação musical e convivência.
- Enfatizar o valor da cultura da não-violência e da vida como impacto indireto. Diretamente impactar na desigualdade bem como no desenvolvimento das potencialidades do jovem, na construção de vínculos individual e coletivo.
Justificativa da ação:
A música como parte da arte é uma ferramenta eficaz para estimular, sensibilizar e desenvolver diversas habilidades; ela também cria um terreno favorável para a imaginação quando desperta as faculdades criadoras de cada um. Tem o poder de transformação social, cultural e intelectual, quando desperta no jovem que se encontram nas comunidades o interesse musical, desenvolvendo habilidades artísticas de grande importância para sua atuação.
A expressão musical através das oficinas desempenha importante papel na vida dos usuários, pois ao mesmo tempo em que propicia o conhecimento musical, desenvolve habilidades, criatividade e consciência rítmica, promovendo a autodisciplina, a autoestima e despertando novas práticas culturais que possam fazer parte do cotidiano dos participantes, a fim de substituir práticas errôneas advindas de problemas sociais.
Para os moradores, este projeto espera reforçar a cultura artística. E, à medida em que busca prevenir a violência e a criminalidade, proporciona uma alternativa de ocupação saudável para os jovens e adolescentes
O projeto pretende também levar ao conhecimento dos não moradores a riqueza cultural e histórica de uma favela carioca focando em sua musicalidade e desmistificando as padronizações criadas por visões restritas e estereotipadas ou, por vezes, excessivamente otimistas.
Por fim, como forma de potencializar as ações de produção e democratização cultural, busca a formação de público diferenciado, onde as pessoas possam conhecer novos estilos de música, pouco difundidos no local, democratizando o acesso aos eventos realizados.