Qual a importância de investir em voluntariado?

Qual a importância de investir em voluntariado?

Entenda o papel do Instituto Cyrela ao fomentar oportunidades de voluntariado para colaboradores e parceiros

A filantropia é parte importante na cultura organizacional da Cyrela. Trata-se de uma atitude que começou com os fundadores da empresa e que inspirou colaboradores e gestores a incluírem em suas rotinas a mesma dedicação quanto ao trabalho voluntário. A prática, com o tempo, deu vida ao Instituto Cyrela, instituição responsável por gerir as ações e oportunidades de engajamento social para os colaboradores e parceiros da Cyrela. Dessa forma, a empresa entende o seu papel como parte importante para a construção de um país melhor, com menos desigualdades.

No início da pandemia provocada pelo coronavírus, por exemplo, o Instituto Cyrela deu vida ao projeto Juntos Fazemos Mais. A ação contou com a participação de 137 colaboradores da Cyrela, que mesmo em home office, continuaram engajados com as causas sociais. O resultado foi expressivo: quase 20 toneladas de alimentos e itens de higiene arrecadados por meio das doações e do apoio do IC.

Benefícios de fazer trabalho voluntário

Dedicar tempo para ações social propicia muitos aprendizados, desenvolve conhecimentos e habilidades, permite reconhecer diferenciais e ampliar, de forma significativa, a sensação de pertencimento. Os benefícios vão muito além de quem recebe o apoio: transformam a vida de quem se doa e da Cyrela enquanto empresa.

“O colaborador voluntário geralmente é um profissional engajado, flexível e com disposição de transformar uma realidade. Apresentar este mundo e mobilizar cada vez mais voluntários na Cyrela é uma das principais missões do Instituto Cyrela”, revela Rafael Marques Alves, analista de responsabilidade social sênior do Instituto Cyrela. Entre as habilidades desenvolvidas por meio do voluntariado, Rafael destaca a empatia, a flexibilidade, a proatividade e a resiliência. Pontos fundamentais não apenas para o sucesso das ações sociais, mas também para o êxito profissional e pessoal dos voluntários.

Educação como ferramenta de transformação social

O Instituto Cyrela traçou para a educação o norte para as ações. Dos primeiros passos do ser humano à conquista do emprego, a educação traz a possibilidade de construir uma vida melhor. E como qualquer construção, não se faz do dia para a noite. É trabalho diário, persistente. Por isso, o Instituto dedica tempo e conhecimento a gerar oportunidades no dia a dia para incentivar os colaboradores, parceiros de negócios, clientes e até concorrentes da Cyrela a se engajarem em ações que impactem a sociedade.

“Lembramos sempre do que está no nosso Manifesto: possibilitar alguém de realizar sonhos é a melhor maneira de deixar um legado para o mundo. E por isso atuamos, dia após dia, para fazer o bem e transformar realidades em nosso país”, finaliza Alves.

Para saber mais:

Confira a entrevista concedida pelo Rafael Alves para o blog da Living: Trabalho voluntário: benefícios, impactos e alternativas

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *