O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul desenvolve desde 2011 o projeto Primeiros Passos. Destinado à saúde e nutrição para locais de atendimento à primeira infância em Porto Alegre (RS), a iniciativa chamou a atenção do Prêmio Criança 2018, realizado pela Fundação Abrinq. O projeto foi um dos premiados na mais recente edição do Prêmio, realizada em dezembro de 2018. O destaque foi para o cuidadoso trabalho em promover hábitos alimentares saudáveis não só entre as crianças, como também para os professores, educadores e demais profissionais envolvidos na educação delas.
Evelyn Carvalho de Lima, Nutricionista do Banco de Alimentos, explica que o projeto nasceu fruto de outro projeto desenvolvido pelo Banco de Alimentos, o Nutrindo o Amanhã: “A gente percebeu que havia demanda para trabalhar parcerias com as instituições de educação infantil e com os berçários. Essas instituições estavam abrindo berçários e não tinham profissionais capacitados para atender às crianças”. Atualmente, a previsão é de que 1.500 pessoas são beneficiadas diretamente pelo Primeiros Passos.
Ações em prol da nutrição infantil
O Banco de Alimentos é uma das iniciativas da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e atua como um gerenciador de arrecadação e distribuição de doações de excedentes de empresas do ramo de alimentação. A instituição coleta, armazena, prepara e distribui cestas básicas, garantindo a qualidade e integridade dos alimentos distribuídos. Esses alimentos são encaminhados para entidades previamente cadastradas. No total, são 23 Bancos de Alimentos associados no RS, beneficiando cerca de 900 instituições, com a doação de aproximadamente 500 mil quilos de alimentos por mês.
Já o projeto Primeiros Passos alcança 55 instituições carentes da capital do Rio Grande do Sul, com doações de alimentos e assistência nutricional e de saúde para as crianças de 0 a 2 anos.
“O projeto Primeiros Passos atua na região de Porto Alegre (RS), mas indiretamente a iniciativa atende mais pessoas, porque também trabalha com profissionais que atendem outras instituições, como educadores e profissionais que atuam dentro da cozinha e que também atendem a outras crianças. Isso acaba exponenciando os resultados”, explica Evelyn.
Importância da nutrição e higiene na primeira infância
A nutricionista Evelyn esclarece que o projeto trabalha outros pontos além da nutrição na primeira infância. “Também trabalhamos a questão da higiene bucal, a troca de fraldas e higienização das mãos, porque a criança ainda é muito vulnerável, ela ainda está formando suas defesas nesta fase. Por isso, essa questão também é muito importante”.
Outro destaque da iniciativa Primeiros Passos é a identificação do perfil nutricional das crianças até 2 anos e o estímulo ao aleitamento materno. “Essa é uma frase primordial para as crianças, porque é durante esse primeiro contato que elas vão conhecer os sabores, a textura e a aparência dos alimentos. É aqui que formarão os hábitos alimentares”, enfatiza a nutricionista.
“Para nós, o Prêmio Criança foi um reconhecimento muito grande. Foi o primeiro prêmio que a gente teve com uma visão nacional e acho que podemos destacar o que a Fundação Abrinq colocou: a questão de fazermos esse atendimento integrado, desde a coleta dos alimentos, a arrecadação, distribuição, acompanhamento das instituições e das crianças. A gente não trabalha só na questão da alimentação, mas com a saúde geral das crianças”, relata Evelyn.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio Criança reconhece iniciativas inovadoras direcionadas à primeira infância (da gestação até os 6 anos de idade), com foco no direito à educação, proteção e saúde, realizadas por organizações da sociedade civil e empresas.
Uma parceria para nutrir o futuro
Trabalhar para promover a qualidade de vida das crianças é um dos grandes objetivos do Instituto Cyrela. Isso faz parte de nossa missão e é por isso que parcerias como essa são tão importantes, pois ajudam a construir o futuro do país. “Quando a gente fala de infância e de nutrição, estamos falando da base de um indivíduo”, complementa a nutricionista.
Para Evelyn, continuar a expandir o alcance do projeto Primeiros Passos é um dos principais objetivos da instituição: “Não é em toda escola que a gente consegue atingir as famílias e é por isso que o projeto prevê atividades que tragam essas pessoas; não adianta a gente trabalhar a questão de uma introdução alimentar correta só na escola, se em casa os pais também não tiverem este conhecimento”.
A nutricionista reforça a importância da parceria com o Instituto Cyrela. “Se a gente não tivesse esta parceria, não teríamos como atender a esse número de instituições e de crianças, porque é a partir da parceria com o Instituto Cyrela que a gente tem condições de comprar os materiais para tocar o projeto ou contratar pessoas para fazer todo esse atendimento… sem essa parceria, provavelmente não estaríamos atendendo a esse número de escolas e nem conseguindo realizar todas as atividades que a gente prevê no projeto. Então é muito importante para nós e para as instituições que acabam tendo um atendimento mais individualizado”, finaliza Evelyn.