Conheça o projeto “Primeiros passos”, um dos vencedores do Prêmio Criança 2018

foto dos colaboradores do projeto Primeiros Passos junto com voluntários da comunidade
Imagem do vídeo “Iniciativas finalistas do Prêmio Criança 2018”, feito pela Fundação Abrinq (divulgação)

 

O Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul desenvolve desde 2011 o projeto Primeiros Passos. Destinado à saúde e nutrição para locais de atendimento à primeira infância em Porto Alegre (RS), a iniciativa chamou a atenção do Prêmio Criança 2018, realizado pela Fundação Abrinq. O projeto foi um dos premiados na mais recente edição do Prêmio, realizada em dezembro de 2018. O destaque foi para o cuidadoso trabalho em promover hábitos alimentares saudáveis não só entre as crianças, como também para os professores, educadores e demais profissionais envolvidos na educação delas.

Evelyn Carvalho de Lima, Nutricionista do Banco de Alimentos, explica que o projeto nasceu fruto de outro projeto desenvolvido pelo Banco de Alimentos, o Nutrindo o Amanhã: “A gente percebeu que havia demanda para trabalhar parcerias com as instituições de educação infantil e com os berçários. Essas instituições estavam abrindo berçários e não tinham profissionais capacitados para atender às crianças”. Atualmente, a previsão é de que 1.500 pessoas são beneficiadas diretamente pelo Primeiros Passos.

Ações em prol da nutrição infantil

O Banco de Alimentos é uma das iniciativas da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e atua como um gerenciador de arrecadação e distribuição de doações de excedentes de empresas do ramo de alimentação. A instituição coleta, armazena, prepara e distribui cestas básicas, garantindo a qualidade e integridade dos alimentos distribuídos. Esses alimentos são encaminhados para entidades previamente cadastradas. No total, são 23 Bancos de Alimentos associados no RS, beneficiando cerca de 900 instituições, com a doação de aproximadamente 500 mil quilos de alimentos por mês.

Já o projeto Primeiros Passos alcança 55 instituições carentes da capital do Rio Grande do Sul, com doações de alimentos e assistência nutricional e de saúde para as crianças de 0 a 2 anos.

 

premiados do Prêmio Criança 2018, realizado pela Fundação Abrinq
Instituições premiadas no Prêmio Criança 2018 (foto: divulgação)

“O projeto Primeiros Passos atua na região de Porto Alegre (RS), mas indiretamente a iniciativa atende mais pessoas, porque também trabalha com profissionais que atendem outras instituições, como educadores e profissionais que atuam dentro da cozinha e que também atendem a outras crianças. Isso acaba exponenciando os resultados”, explica Evelyn.

 

voluntárias do projeto Primeiros Passos fazem medições em bebê durante atividade em creches
Imagem do vídeo “Iniciativas finalistas do Prêmio Criança 2018”, feito pela Fundação Abrinq (divulgação)

 

Importância da nutrição e higiene na primeira infância

A nutricionista Evelyn esclarece que o projeto trabalha outros pontos além da nutrição na primeira infância. “Também trabalhamos a questão da higiene bucal, a troca de fraldas e higienização das mãos, porque a criança ainda é muito vulnerável, ela ainda está formando suas defesas nesta fase. Por isso, essa questão também é muito importante”.

Outro destaque da iniciativa Primeiros Passos é a identificação do perfil nutricional das crianças até 2 anos e o estímulo ao aleitamento materno. “Essa é uma frase primordial para as crianças, porque é durante esse primeiro contato que elas vão conhecer os sabores, a textura e a aparência dos alimentos. É aqui que formarão os hábitos alimentares”, enfatiza a nutricionista.

“Para nós, o Prêmio Criança foi um reconhecimento muito grande. Foi o primeiro prêmio que a gente teve com uma visão nacional e acho que podemos destacar o que a Fundação Abrinq colocou: a questão de fazermos esse atendimento integrado, desde a coleta dos alimentos, a arrecadação, distribuição, acompanhamento das instituições e das crianças. A gente não trabalha só na questão da alimentação, mas com a saúde geral das crianças”, relata Evelyn.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Criança reconhece iniciativas inovadoras direcionadas à primeira infância (da gestação até os 6 anos de idade), com foco no direito à educação, proteção e saúde, realizadas por organizações da sociedade civil e empresas.

Uma parceria para nutrir o futuro

Trabalhar para promover a qualidade de vida das crianças é um dos grandes objetivos do Instituto Cyrela. Isso faz parte de nossa missão e é por isso que parcerias como essa são tão importantes, pois ajudam a construir o futuro do país. “Quando a gente fala de infância e de nutrição, estamos falando da base de um indivíduo”, complementa a nutricionista.

 

educadores e voluntárias selecionam os alimentos doados para o projeto Primeiros Passos
Imagem do vídeo “Iniciativas finalistas do Prêmio Criança 2018”, feito pela Fundação Abrinq (divulgação)

Para Evelyn, continuar a expandir o alcance do projeto Primeiros Passos é um dos principais objetivos da instituição: “Não é em toda escola que a gente consegue atingir as famílias e é por isso que o projeto prevê atividades que tragam essas pessoas; não adianta a gente trabalhar a questão de uma introdução alimentar correta só na escola, se em casa os pais também não tiverem este conhecimento”.

A nutricionista reforça a importância da parceria com o Instituto Cyrela. “Se a gente não tivesse esta parceria, não teríamos como atender a esse número de instituições e de crianças, porque é a partir da parceria com o Instituto Cyrela que a gente tem condições de comprar os materiais para tocar o projeto ou contratar pessoas para fazer todo esse atendimento… sem essa parceria, provavelmente não estaríamos atendendo a esse número de escolas e nem conseguindo realizar todas as atividades que a gente prevê no projeto. Então é muito importante para nós e para as instituições que acabam tendo um atendimento mais individualizado”, finaliza Evelyn.