Instituto Baccarelli, projeto apoiado pelo Instituto Cyrela, ensina música a jovens de Heliópolis há mais de 20 anos
A música tem o poder de tocar a alma e o coração das pessoas. Mas ela pode ir bem além disso e transformar vidas. Em 1996, após um grave incêndio na comunidade de Heliópolis, em São Paulo (SP), o maestro Silvio Baccarelli se comoveu com a situação e resolveu oferecer aos jovens da comunidade um alento – passou a dar aulas de música no local. Foi assim que nasceu o Instituto Baccarelli, que hoje atende, anualmente, mais de 1 mil crianças e jovens por meio de seus programas socioculturais que oferecem formação musical e artística de excelência.
Por acreditar na arte e no potencial transformador, o Instituto Cyrela apoia financeiramente este projeto, cujo objetivo principal é promover a transformação sociocultural de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. “A música é a ferramenta utilizada pela instituição que possibilita a realização de sonhos”, destaca Edmilson Venturelli, diretor de relações institucionais.
- Veja a seguir o vídeo do Instituto Baccarelli:
Os resultados de mais de 20 anos de trabalho já são aparentes. O Instituto Baccarelli hoje ocupa dois prédios, onde ensaiam cinco orquestras, 14 coros, 20 grupos de musicalização infantil, 20 grupos de câmara e 52 classes coletivas de instrumentos. Hoje o projeto conta com 78 profissionais de música. A instituição realiza cerca de 130 apresentações por ano e alcança um público de 120 mil pessoas.
A Orquestra Sinfônica Heliópolis é atualmente a principal formação da instituição. Com direção artística do maestro titular Isaac Karabtchevsky, o grupo já se apresentou na Sala São Paulo, nos Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, Gasteig (Alemanha) e Muziekgebouw (Holanda), além de ter participado de eventos como o Festival Beethoven (Bonn/Alemanha) e Rock In Rio, com Mike Patton.
- Veja a seguir apresentação da Orquestra Sinfônica de Heliópolis na Sala São Paulo:
Educação musical começa cedo
No Instituto Baccarelli, os alunos começam a estudar a partir dos 4 anos de idade, de forma totalmente gratuita, por meio da Musicalização Infantil, uma das quatro etapas do programa sociocultural promovido. Voltada para crianças dos 4 aos 6 anos, ela promove as primeiras vivências com a música. Em seguida é a vez do Coral da Gente, com atividades de canto para crianças e jovens a partir de 7 anos de idade.
“Quanto mais cedo o contato com a música, mais fortes são as conexões e a assimilação dos valores adquiridos. O ensino musical na instituição é praticado de forma lúdica, prazerosa e em grupos, incentivando o desenvolvimento de outros valores como respeito, cidadania, responsabilidade e empatia junto ao próximo. Um ambiente com música é um ambiente alegre, e onde há alegria e aprendizado, há transformação!”, afirma Venturelli.
Música que transforma
Os benefícios do ensino musical vão além da possibilidade de profissionalização. A arte e a prática musical são compreendidas como um poderoso instrumento de transformação individual e de desenvolvimento destes jovens.
“Ainda mais em um contexto de vulnerabilidade social, o que a música oferece à criança e ao jovem é algo muito maior e necessário: a sensação de pertencimento e a capacidade de, em meio à adversidade, voltar a sonhar”, pontua Venturelli.
O diretor de relações institucionais destaca também que a música abre portas para novas oportunidades. “A música transforma de dentro para fora, comprova a cada aluno e à sociedade que a camada mais desfavorecida é repleta de dons e talentos e que só precisam de oportunidades para viverem e demonstrarem isso. A música favorece e estimula uma série de valores importantes para qualquer cidadão em nossa sociedade, possibilita o rompimento de um ciclo pernicioso que, com perspectivas reais de inserção digna na sociedade, os jovens veem-se a não seguir o caminho das drogas e da criminalidade”.
O Instituto Baccarelli acredita no potencial de cada ser humano e oferece aos alunos suporte para irem além, ampliando suas capacidades. “Independentemente dos caminhos que serão traçados por eles, a música os acompanhará por toda a vida, seja por meio dos seus benefícios interpessoais, pelos estímulos cerebrais ou a cada aplauso após apresentações musicais”, completa Venturelli.
Música como aliada do ensino regular
A música também ajuda no desempenho escolar. Dentre as vantagens do estudo musical, de canto ou de instrumentos para os jovens, estão o estímulo à autodisciplina, à paciência e ao raciocínio lógico. As habilidades cognitivas e a criatividade também são bastante incentivadas neste processo. O aprendizado ligado à música ainda fortalece a memória, melhora a concentração, atenção, coordenação motora, a comunicação e a sensibilidade.
Venturelli também vê pontos positivos como promoção do autoconhecimento, diminuição do estresse, criação de vínculos e outros valores importantes para qualquer cidadão em nossa sociedade.
Três pilares fundamentais: ensino, estudo musical e família
Com o intuito de desenvolver positivamente a comunidade de Heliópolis, o projeto exige disciplina e empenho não só por parte de cada criança e adolescente, mas também por parte de seus familiares ou demais responsáveis. “O Instituto Baccarelli incentiva o ensino regular de ensino, estimula o estudo musical de excelência e valoriza a relação familiar. Para que estes três pilares sejam realmente colocados em prática e tenham interação entre eles, a instituição conta com um time de educadores altamente qualificados”, explica Venturelli.
Professores qualificados para alçar grandes voos
Todos os professores são músicos profissionais de alto reconhecimento no mercado brasileiro e/ ou internacional e, ao mesmo tempo, possuem grande visão social.
“Eles são escolhidos a dedo e não há nenhuma outra instituição de ensino, mesmo particulares, que conta com o time pedagógico que o Instituto Baccarelli tem. Um professor nesta ONG é muito mais do que um educador. Ele é um exemplo, um espelho e um agente de transformação”, aponta Venturelli.
A excelência do ensino musical do Instituto Baccarelli permite que os alunos decolem com destino a novos horizontes. “Há milhares de ex-alunos integrando as principais Orquestras e grupos do Brasil e do mundo ou seguindo seus estudos no exterior por meio de parcerias firmadas pela instituição”, finaliza Venturelli.
>> Conheça mais sobre o Instituto Baccarelli: http://institutobaccarelli.org.br/o-instituto/