Novidade! IC fará acompanhamento e apoio a 12 projetos de incentivo fiscal em 2021

Novidade! IC fará acompanhamento e apoio a 12 projetos de incentivo fiscal em 2021

2021 será um ano atípico em termos de investimento para o Instituto Cyrela. Pela primeira vez na história da companhia, em 2021, além dos investimentos diretos do Instituto Cyrela, serão apoiados mais 12 projetos por meio de 4 leis de incentivo fiscal. São elas: a Lei de Incentivo à Cultura, a Lei do Esporte, o Fundo do Idoso e o Fundo da Criança e do Adolescente.

Em função das ofertas públicas de ações (IPO) para JVs Lavvi (B3: LAVV3), Cury (B3: CURY3) e Plano&Plano (B3: PLPL3), realizadas no terceiro trimestre de 2020, a Cyrela Brazil Realty S.A. (CBR) realizou uma alteração tributária para lucro real. Isso abriu oportunidades para destinar uma parte dos recursos pagos em impostos para investimentos em projetos de responsabilidade social que tem como destino verbas de imposto de renda.

Trata-se de uma oportunidade pontual, mas que permitiu destinar um total de quase R$ 4 milhões para o incentivo dos 12 projetos, além dos recursos diretos do Instituto Cyrela. Ao IC caberá também dar suporte e fazer o acompanhamento aos projetos selecionados.

Foco do investimento

Para a seleção dos 12 incentivados, o Instituto Cyrela utilizou a plataforma Simbiose Social, que traz todos os projetos cadastrados e validados nos Ministérios. “A gente priorizou projetos com maior sinergia dentro da nossa estratégia e das regiões em que atuamos, como os realizados em escolas, sobretudo com o tema formação de professores. Também investimos em projetos para multiplicação de conhecimento ou da cultura, e projetos com maior impacto potencial para a população de maior vulnerabilidade social”, explica Débora Costa Galvão, Gerente de Responsabilidade Social no Instituo Cyrela.

Cada projeto tem uma meta e indicadores que serão acompanhados pelo Instituto Cyrela. “A gente gosta sempre de conhecer novos parceiros e de trazer projetos com maior potencial de impacto social para os territórios em que investimos. Em alguns projetos, inclusive, conseguimos oportunidades para que os nossos voluntários participem de alguma forma, então temos bastante expectativa para este ano”, comemora Débora.

Conheça a seguir cada um dos 12 projetos que serão incentivados ao longo do ano.

Lei de incentivo à cultura

Nacional Tribos e Teatro ONG Parceiros Voluntários
São Paulo (SP) Plano Bianual de Atividades do Instituto Baccarelli 2020/2021 Sociedade de Concertos de São Paulo
São Paulo (SP) PLANO ANUAL 2021 – BEIT YAKOV Instituto Educacional, Beneficente, Israelita – Brasileiro, Religioso – Ortodoxo Beit Yakov
São Paulo (SP) Plano Anual de Atividades Vocação Cultural 2021 Ação Comunitária do Brasil São Paulo
Rio de Janeiro (RJ) Plano Anual Observatório de Favelas 2020 Observatório de Favelas do Rio de Janeiro-OF/RJ
Rio de Janeiro (RJ) Projeto Eu Sou 2020 – Oficinas de Artes Visuais e Circuito de Exibição do Documentário Instituto de Arte-Educação

 Lei de incentivo ao Esporte

Nacional Ano IX – Formação Continuada de Professores das Redes Públicas Instituto Esporte e Educação
Nacional Equipe de Treinamento do Instituto Tênis Instituto Tênis

Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente

São Paulo (SP) Plataforma do Saber União Israelita do Bem Estar Social
São Paulo (SP) Formação em Ação “Cuidar de Quem cuida: Primeiros Mil Dias” Centro de Recuperação e Educação Nutricional – CREN

Fundo do idoso

Porto Alegre (RS) A Leitura Unindo Gerações Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais
Esteio (Santander) (RS) Idosos em Movimento Conselho Municipal do Direito do Idoso – Esteio

Vale destacar que o apoio dos colaboradores da Cyrela será fundamental para fortalecer o impacto dos projetos, por meio do compartilhamento de informações nas redes sociais e de networking. “Quanto mais informação a gente puder compartilhar, melhor a disseminação desses projetos, o que contribui para um maior impacto social”, finaliza a gerente do IC.