Instituto Cyrela: por um País com mais acesso à educação de qualidade

E por que potencializamos nossos resultados ao trabalhar em rede

Desde 2011, o Instituto Cyrela (IC) dedica-se a transformar o futuro por meio do investimento em educação. Para isso, realiza parcerias com sólidas instituições, o que culminou em 2019 em mais de 40 projetos de transformação social realizados, com foco na educação. As parcerias possibilitam ampliar os resultados e atender de forma ainda mais significativa as regiões no entorno dos empreendimentos da Cyrela.

Como empresa, a Cyrela entende que sua atuação vai além de entregar empreendimentos de alto padrão. O objetivo é entregar lugares cada dia melhores para vivermos em sociedade. E, para isso, a educação como mola propulsora do desenvolvimento econômico das regiões em que a empresa atua é, sem dúvida, um importante investimento que retorna em qualidade de vida. “Por meio da educação, contribuímos para diminuir a evasão escolar, a insegurança e a desigualdade social, ao mesmo tempo em que contribuímos para desenvolver habilidades socioemocionais em crianças e jovens. Passos importantes e que refletirão durante toda a vida daqueles que impactamos”, revela Débora Galvão, Gerente de Responsabilidade Social do Instituto Cyrela.

Confira algumas das conquistas obtidas no Instituto Cyrela ao longo de 2019:

  • 344 pessoas beneficiadas

  • 43 projetos realizados

  • 727 participações voluntárias

Como o IC contribui na prática para a melhoria da educação no Brasil

Com a troca de informações e boas práticas entre os três setores da sociedade – organizações públicas, empresas e organizações sociais – é possível atingir regiões mais necessitadas, com projetos mais robustos e profissionais mais preparados. O resultado é exponencial: mais vidas sendo transformadas pela educação.

Para isso, o Instituto Cyrela atua selecionando projetos nas regiões onde a Cyrela atua, visando potencializar o desenvolvimento das cidades em que a empresa está presente por meio das suas marcas. “Como empresa, temos consciência de nosso impacto e importância para os locais onde realizamos obras. Por meio da educação, fomentamos um amanhã mais justo e com mais oportunidades para todos. E, para chegar lá, contamos com mais de 40 importantes parceiros estratégicos localizados em São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul”, complementa Débora.

Primeira infância: o principal foco dos investimentos do IC

A atuação principal do Instituto Cyrela tem como foco a primeira infância: crianças de 0 a 6 anos. Este direcionamento está pautado pelo estudo conduzido pelo professor James J. Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia e especialista em economia do desenvolvimento humano.

A análise do programa Perry Preschool, feita pelo professor Heckman, demonstrou o potencial superior dos investimentos na primeira infância. Cada 1 dólar investido nesta faixa etária retornou para a sociedade 7 dólares aos participantes do estudo, ao completarem 20 anos. “Ambientes adversos no início da vida criam déficits em competências e habilidades que reduzem a produtividade e aumentam os custos sociais – agravando, assim, os déficits financeiros arcados pelo povo”, ponderou, em artigo sobre o estudo.

Outras ações do Instituto abrangem a continuidade deste público, com ações tanto para crianças de 7 a 13 anos, quanto jovens de 14 a 24 anos. O objetivo é auxiliar em todo o desenvolvimento educacional necessário para que o jovem se prepare e efetivamente seja inserido no mercado de trabalho.

“O foco de nossa área de atuação, da primeira infância ao primeiro emprego, nos deu novas possibilidades de fazer o bem e de gerar uma transformação exponencial em nossa sociedade”, reforça Aron Zylberman, Diretor Executivo do Instituto Cyrela.

O que esperar de 2020

Em 2020, o Instituto Cyrela segue investindo em projetos de educação oferecidos da primeira infância ao primeiro emprego, para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social nas cidades em que a Cyrela está presente. “2019 foi um ano importante e de muitas reflexões para o Instituto Cyrela. Consolidamos parcerias de alto impacto social, e começamos a aproximar as ações do Instituto com o negócio da empresa. Em 2020 teremos muitas novidades que irão cada vez mais conectar as transformações na sociedade com os locais que a Cyrela está presente”, finaliza Débora Costa Galvão, Gerente de Responsabilidade Social no Instituto Cyrela.