COVID-19 cuidados parentais: tempo de qualidade, atitude positiva e organização

COVID-19 cuidados parentais: tempo de qualidade, atitude positiva e organização

Instituição parceira do Instituto Cyrela, United Way Brasil divulga guia com dicas para ajudar pais e cuidadores a gerenciarem a nova rotina gerada pela pandemia

A United Way Brasil encaminhou para o Instituto Cyrela o Guia “COVID-19 – Cuidados Parentais”. Desenvolvido pela Parenting for Health Lifelong, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), entre outras instituições, o guia traz várias dicas para ajudar pais e cuidadores a gerenciarem esta nova rotina que surgiu com o combate ao Coronavírus.

1. Destine tempo de qualidade

Não pode ir trabalhar? As escolas estão fechadas? Preocupado com dinheiro? É normal se sentir estressado e sobrecarregado. O fechamento das escolas também representa a chance de construir relacionamentos melhores com as crianças e adolescentes.

Confira dicas para destinar um tempo de qualidade:

2. Mantenha uma Atitude Positiva

É difícil se sentir positivo quando nossas crianças e adolescentes estão nos deixando loucos. Geralmente, terminamos dizendo “parem com isso!”, mas crianças estão muito mais para fazerem o que pedimos se lhes dermos instruções positivas e milhares de parabéns por aquilo que elas fizeram certo.

Veja formas de lidar com as crianças de forma positiva:

3. Faça uma reestruturação total

COVID-19 bagunçou nossa rotina diária de trabalho, em casa e na escola. Isso é difícil para as crianças, adolescentes e também para você. Criar novas rotinas pode ajudar.

Saiba como a seguir:

4. Saiba como lidar com o mau comportamento

Todas as crianças eventualmente se comportam mal. Isso é normal quando estão cansadas, com fome, com medo, ou aprendendo a serem mais independentes. E elas podem nos enlouquecer quando estão presas em casa!

Conheça mais a seguir:

5. Mantenha a Calma e Gerencie o Estresse

Esse é um período estressante. É preciso cuidar de si para poder dar suporte aos filhos.

Leia este passo a passo.

6. Converse sobre a COVID-19

Esteja disposto a conversar. As crianças já vão ter ouvido falar algo sobre o vírus. Silêncio e segredos não protegem nossas crianças. Honestidade e franqueza, sim. Pense no quanto eles irão entender. Você é quem os conhece melhor!

Veja estas dicas:

Confira e baixe aqui na íntegra o PDF COVID-19 cuidados parentais!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *