Educando e Transformando a Comunidade

Instituto Superação - Rubens Azevedo Secato
Objetivo da ação:
Tem por foco a construção de espaço de convivência, formação para a participação de cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e dos adolescentes, a partir dos interesses de demandas e potencialidades dessas faixas etárias. Atividades serão pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, atingindo o principal objetivo e fomentar ações nos mais diversos campos de conhecimento, para os setores mais vulneráveis da sociedade, assim combater o uso das drogas em nossa comunidades de baixa renda, construindo cidadania e empoderamento. O sujeito de diretos para multiplicação de conhecimento, na perspectiva de defender e promover a justiça de gênero, raça e controle social. Promover através das artes e ludicidade uma visão crítica para sua realidade, ampliando suas possibilidades de crescimento pessoal. Envolver a família e a escola de maneira participativa no desenvolvimento integral da criança e adolescente.
Justificativa da ação:
Transformar a vida de crianças e adolescente que vivem em extrema vulnerabilidade social é o nosso desejo. No Brasil, 22,6 % das crianças e adolescentes com idade entre 0 e 14 anos vivem em situação de extrema pobreza. Os dados fazem parte do Cenário da Criança e do Adolescente 2019, feito pela Fundação Abrinq com base nos dados mais recentes do IBGE. (G1.globo.com)
A pobreza e a desigualdade social são fortes propulsores para que essas crianças e jovens tenham mais dificuldades. Eles estão sujeitos a altos índices de violência (inclusive doméstica), evasão escolar e até problemas de saúde, sobretudo àqueles que vivem em locais sem saneamento básico.
O projeto do ISRAS visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente em condições de vulnerabilidade e risco social, ampliando nos participantes competências e habilidades, capacidade para convivência saudável em grupo, abordando questões de ética, cidadania, diversidade, valores humanos e participação na vida comunitária.