IC participa do lançamento do projeto “Caminhos do Cuidar na Educação Infantil”

IC participa do lançamento do projeto “Caminhos do Cuidar na Educação Infantil”

Em parceria firmada com a secretaria Municipal de Educação de São Paulo e com o Instituto Avisa Lá, “Caminhos do Cuidar” chega com o objetivo de formar educadores infantis de 25 CEIs da região de Guaianases

Na manhã desta terça-feira (6/7), a gerente de responsabilidade social do Instituto Cyrela, Débora Galvão, participou do evento online de lançamento do projeto “Caminhos do Cuidar na Educação Infantil”. A iniciativa, que acontecerá na Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, é uma parceria do IC com o Instituto Avisa Lá e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

Os “Caminhos do Cuidar” serão trilhados por diretores, coordenadores e professores de 25 Centros de Educação Infantil (CEIs) situados na região de Guaianases. Eles serão divididos em grupos e, até dezembro, participarão de seis encontros virtuais para fomentar reflexões e propostas de ação. Ao todo a expectativa é impactar ao menos 150 educadores com o projeto.

Caminhos do Cuidar na Educação Infantil

A relação do CEI com a família das crianças e com o entorno, o cuidado com ambiente e a interação entre os professores e as crianças serão alguns dos assuntos a serem abordados. Para isso, os educadores serão convidados a olhar e conhecer melhor a realidade e, com muito diálogo, buscarão priorizar focos de transformação. O passo seguinte será estabelecer compromissos com mudanças possíveis de serem realizadas de forma consistente e profunda.

O planejamento foi apresentado pela Cisele Ortiz, coordenadora adjunta do Instituto Avisa Lá. Ela ressaltou a importância das parcerias e da infraestrutura oferecida pelo Instituto Cyrela no “Caminhos do Cuidar”. “A parceria é fundamental para que possamos fortalecer a nossa missão. Nós do Avisa Lá nos sentimos muito honrados e lisonjeados por essa parceria e pela confiança que está sendo depositada no nosso trabalho”, disse.

Para Débora Galvão, é uma honra contribuir com o projeto. “Estou muito feliz! Tenho certeza que o trabalho terá resultados maravilhosos e teremos um bom exemplo de como atuar em rede e contribuir para conseguir dar mais um passinho dentro dos nossos desafios da educação”, comentou. Debora ressaltou ainda a importância de parcerias entre o instituto com a prefeitura e organizações do terceiro setor para conectar especialistas com as necessidades da cidade. “Se tem uma coisa que esse momento nos mostrou, mais do que nunca, é a importância de agirmos juntos”, completou.

O diretor da Divisão Pedagógica da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Cristiano Alcântara, também destacou o papel da parceria em iniciativas como essa. “Quando falamos em educação e em possibilidade real de mudança, as parcerias são uma condição que não dá para abrir mão. Elas sempre nos ajudaram a encontrar caminhos e nos fazem chegar mais longe”.

Vizinhança do Saber

Dentro do IC, o projeto faz parte do programa Vizinhança do Saber, que busca intensificar os investimentos em educação no entorno dos empreendimentos realizados pela Cyrela. “Quando a Cyrela tem um empreendimento, o Instituto chega junto, olhando sob a lente da educação, para entender como podemos participar e contribuir com a região”, explica Débora.

Mais do que o investimento financeiro, o IC tem como objetivo entrar com conhecimento, metodologia e estudo para potencializar as ações na região e assim contribuir para a melhoria da educação, de forma sustentável e mensurável.

LEIA TAMBÉM: