Relatório anual do Instituto Cyrela

Relatório anual do Instituto Cyrela

Em novo formato, ainda mais lúdico e dinâmico, o relatório tem como objetivo ressaltar as várias ações realizadas ao longo de 2019

2019 foi bastante intenso para o Instituto Cyrela. Foi um ano de consolidação da estratégia, orientada a potencializar os investimentos sociais em educação, por meio de projetos sociais que adentam desde a primeira infância aos jovens em busca de formação profissional para iniciarem a carreira profissional. Ao longo do ano, foram destinados R$ 6,893 milhões, sendo:

  • R$3.887.957,00 milhões referentes aos projetos apoiados diretamente pelo Instituto Cyrela;
  • e R$3.005.000,00 referentes aos apoios institucionais realizados pela Família Horn e gerenciados pelo IC.

Durante o ano de 2019 foram realizados mais de 40 projetos, impactando ao menos uma das três regiões de atuação da Cyrela. No total foram beneficiadas diretamente 16.344 pessoas, em projetos realizados em 5 frentes de atuação: Primeira Infância, Crianças, Jovens, Voluntariado e Apoio institucional. Além disso, o ano contou com 727 participações voluntárias.

Confira no vídeo a seguir o depoimento de Aron Zylberman, diretor executivo do Instituto Cyrela, sobre 2019:

 

Relembre a seguir alguns dos projetos realizados ao longo do ano: 

Primeira infância 

Calábria – Desenvolvimento Integral na Primeira Infância

No Projeto Desenvolvimento Integral na Primeira Infância, crianças em situação de vulnerabilidade social são atendidas por um educador físico, para incentivar o desenvolvimento psicomotor, e por uma psicóloga, que atuam no desenvolvimento e aprendizagem na infância. O projeto aborda e trabalha a importância das relações entre a escola, os educadores e a família, detectando impasses no desenvolvimento biopsicossocial e realizando os encaminhamentos necessários.

“Existem muitas situações familiares, as crianças chegam com uma bagagem muito pesada nas escolas, algumas apresentam muitas questões de agressividade de comportamento. Com isso, vimos essa necessidade com relação à presença de um profissional de psicologia. Também temos o lado de estimular os bebês, até porque alguns deles moram em lugares em que não há áreas de lazer. É uma vivência que eles não tinham. Foi daí que veio a motivação para criar o projeto”.

Karine Silveira dos Santo Arceno, coordenadora Pedagógica do Projeto Desenvolvimento Integral na Primeira Infância.

Crianças

FazGame

FazGame é uma plataforma para criar, compartilhar e publicar jogos educativos de narração de histórias. Um importante apoio para escolas, para uso tanto de professores quanto de alunos.

“Em julho (de 2019), concluímos nosso primeiro projeto de mensuração de impacto do FazGame, realizado na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, onde tivemos um aumento de 7% no aprendizado de produção textual dos alunos, em menos de 4 meses! Este resultado é ainda mais surpreendente, pois o projeto foi realizado em uma escola em área de risco, com condições bastante adversas devido à violência. Para 100% dos professores, o FazGame pode aumentar a motivação dos alunos para ir à escola e influencia positivamente no desempenho das suas matérias.”

Carla Zeltzer, Co-fundadora TecZelt – Faz Game

Jovens 

Instituto Enter Jovem

Organização da Sociedade Civil que promove ações e projetos focados no fomento e desenvolvimento de políticas públicas de inclusão para jovens, por meio da formação socioprofissional, inserção produtiva e engajamento das juventudes na garantia dos seus direitos. Em 2019, a parceria foi realizada com a Escola Estadual Olga Benário Prestes, no Rio de Janeiro (RJ).

“Quando vi o resultado da minha aprovação (no vestibular), não acreditei na hora! O Enter Jovem foi uma das melhores experiências que vivi na minha vida estudantil. Aprendi muita coisa e sei que vou levar para a vida… conselhos, orientações e todo o apoio para essa nova etapa eu pude tirar da minha experiência com o projeto”!

Rafael Magalhães, 19 anos, estudante do curso de cinema (UFF), sobre o Projeto Enter Jovem de empregabilidade, empreendedorismo e cultura. 

Voluntariado

DAV

O Dia da Ação Voluntária é celebrado desde a criação do Instituto Cyrela, em 2011. Trata-se de uma ação em que propiciamos a mobilização dos colaboradores da Cyrela para planejar, desenvolver e executar diversas melhorias em organizações sociais ou escolas públicas, cuja finalização é realizada simultaneamente nas cidades de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, no último sábado de agosto, celebrando a semana do Dia Nacional do Voluntariado.

“Esse foi o meu quinto DAV, meu primeiro foi na escola em que estudei, em 2014. De 2014 para cá, eu vou todos os anos. Eu lembro que na primeira vez, quando participei na escola em que estudei, além da nostalgia de entrar na sala de aula em que estudei e ver os professores, ver a escola transformada foi para mim muito significativo. Já nesta segunda escola, eu tive o contato antes e depois com a escola, e saber que estamos fazendo aquilo em prol de um bem maior para as crianças e para a comunidade, é um amor à primeira vista! O amor pelo DAV, pelo voluntariado, é imensurável.”

Leticia Paiva, colaboradora Cyrela e voluntária DAV 2019.

Apoio institucional

Todos pela educação

Organização sem fins lucrativos composta por diversos setores da sociedade brasileira com o objetivo de assegurar o direito à educação básica de qualidade para todos os cidadãos até 2022, ano que se comemora o bicentenário da independência do Brasil.

“O Brasil precisa valorizar projetos de vida. Acreditar que é preciso investir em gente. Ter o compromisso Nacional como desenvolvimento humano. Uma agenda do presente e do Futuro. E tem que ser agora. É pela educação, e pelo Brasil e é por todos nós”.

Priscila Cruz, Presidente-Executiva do Todos Pela Educação.

Acesse o relatório completo neste link para a apresentação.

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *